terça-feira, 26 de junho de 2007

O roda presa

Quando eu era pequena, achava que o Rio de Janeiro ficava muito distante de São Paulo, muito distante mesmo… Viajar para o Rio era uma aventura, durava um dia inteiro, levávamos biscoitos, jogos, muitas fitas K7, cobertas, travesseiros.
Conheço cada ponto da Dutra desde então. Sempre tomamos o Ovomaltine antes da serra das Araras, paramos nos postos mais bonitinhos, onde sempre comia pizza e passei a distinguir a melhor pizza da Dutra. Todos os postos de gasolina conheço os banheiros. Conheço também Penedo como uma nativa, pois sempre a parada oficial para ir para o Rio era Penedo, achava até que era um pedágio obrigatório ou coisa assim, parávamos lá às vezes só para “esticar as pernas”.
Fui cresendo e certo dia na estrada meu pai foi parado por um guarda que disse: - Meu senhor terei que multar você.
Meu pai todo feliz diz: - Por excesso de velocidade?
O guarda riu meio sem jeito e disse: - Não meu senhor, por andar devagar demais na estrada, a velocidade mínima é 50km/h.
Aí percebemos que não era o Rio que era longe, na verdade é bem perto de São Paulo, só 400km, era meu pai que dirige muito devagar.
Durante anos achei que o Rio era outro mundo, um mundo distante demais e que para chegar lá, tínhamos o ritual da viagem demorada, onde jogávamos stop, brincávamos de qual é a música, brigava com minha irmã e fazia às pazes, dormíamos, acordávamos e nunca chegávamos ao destino. Foram anos de viagem assim. Muitos anos, e nestes anos, muitas horas intensas de convivência.
Obrigada pai, por ser tão roda presa.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Adeus plantinha

Tinha uma plantinha que ficava na varanda, ela era muito querida. Se mudou junto comigo para a casa nova, era o ícone de casa. Veio pequenininha e ia crescendo, crescendo… pela manhã, os passarinhos ficavam nela, bicando… tinha até outra plantinha nascendo dela de sementes que deviam vir com eles.
Eu achava a minha janela à distância por causa da minha plantinha, era uma referência, ela lá, sorrindo da varanda, acenando para mim.
Mas ontem… snif, snif… ontem, a Beth, a pessoa que trabalha em casa, resolveu jogá-la no lixo. Não tive tempo de me despedir, de lutar por ela, de dar um adeus a plantinha-marco da minha casa nova. Foram 2 anos lindos de convivência que só resta agora uma pergunta: - porque a Beth jogou ela fora? porque? Ela estava verdinha, feliz, grande, forte… Adeus plantinha, desculpa.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Preciso pecar

Decidi uma coisa na minha vida: preciso cometer mais pecados.
Eu reciclo o lixo, cato cocô dos meus cachorros na rua, sou boazinha, ajudo os necessitados, não avanço sinal vermelho, trabalho direitinho, como salada, malho, não mato animais… e mesmo assim aguento meu chefe que é a encarnação da Fofolete pós-guerra anabolizado pançudo em pessoa. Eu não mereço.
Por isso ontem cheguei em casa de mau humor.
- Renato, vou tomar banho para tirar esta nhaca de mim.
Horas depois: - Renata, olha o mundo de Valentina (sabe um quadro no Fantástico sobre a falta de água?)
- Foda-se a Valentina, ela não é minha filha, não fui eu quem pus no mundo, não sou eu que vou economizar água hoje, quero ficar mais 2 horas no banho passando esfoliante no cotovelo, o que a Valentina tem com isso, ela nem nasceu e você fica me irritando, quer saber? Vou ter que começar meu banho todo de novo, pois você me estressou e os sais de banho não fazem mais efeito, liga de novo o CD, e depois do banho vou lavar roupa na máquina, só uma calça jeans em 150 litros d’água, e depois ainda acho que vou lavar a área de serviço, com mangueira, e quer saber? Eu preciso pecar, sou muito certinha, deixa um dia na minha vida eu tomar um banho de 2 horas? Deixa? Han?
Na verdade ele só queria me mostrar o Fukinha carregando uma garrafa pet de 20 litros sozinho com a boca, tão lindo.
Quanto estresse nesta vida, sai do banho na hora e rindo… esses meus filhos são o melhor calmante…

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Ó Terezinha

Quando era bem criança, adorava a Discoteca do Chacrinha. Sempre assistia, não perdia um. Adorava quando ele jogava bacalhau na platéia e dava o “troféu abacaxi”.
Gostava de tudo no Chacrinha, principalmente dele.
Assistia na casa da minha tia Helena e comecei a perceber que meu tio Antônio chegava sempre que acabava o programa.
Passei a desconfiar da dupla personalidade do meu tio, e insistir que ele era o verdadeiro Chacrinha. Comecei a reparar na semelhança entre eles e me convenci: meu tio Antônio era o Chacrinha e nada ia tirar isso da minha cabeça.
Ele passou a entrar na brincadeira e já chegava em casa contando coisas do programa me levando abacaxis… e tal.
Mas um dia ele fez o melhor presente que alguém já me deu.
Se vestiu de Chacrinha e chegou em casa totalmente caracterizado, quando abri a porta da casa da minha tia e o vi, foi a maior emoção, eu só falava para todos: - Não disse que ele era o Chacrinha? Não disse…
Tenho este “video” gravado em super 8 e assisti-lo, me traz muitas recordações, ainda mais que meu tio morreu meses depois disso. Era bom este dom dele em me alegrar e me mimar.

Florinda Bolkan

A vida inteira ouço meu pai contar que era amigo de Florinda Bolkan, e como ele é bem mentiroso, a gente nem dá continuidade ao assunto.
Ele conta: - Ah! A Florinda ia rir muito disso…
- Um dia eu e Florinda fomos em Ouro Preto numa cachoeira….
- Ela virou lésbica porque não quis nada com ela…
E por aí vão as histórias… eu nem sabia quem era Florinda e descubro que é uma atriz de cinema que morava na Itália, então as histórias de meu pai se tornaram mais impossíveis ainda, o que ela fazia em Ouro Preto?
Certo dia no Ceará, ele e minha mãe de férias, entra Florinda no restaurante.
Meu pai eufórico, reconhece ela e diz, vou lá falar com ela. Minha mãe com um deboche típico, o incentiva.
Antes de meu pai se levantar Florinda atravessa o salão e abraça meu pai emocionada. Ele todo orgulhoso olha para a minha mãe que meio sem acreditar na cena acha até que ele combinou com uma sósia da atriz ou algo assim.
Foram minutos de reencontro de uma amizade que realmente existiu, mas, que ela virou lésbica por causa dele, ainda não foi confirmado…