sábado, 27 de dezembro de 2008

Desejo

Em 2009 desejo que a Claudia continue com a Estrelinha brilhando, com a Cindy quebrando o barraco e me divertindo com suas sátiras do cotidiano e seu humor único.
Desejo que a Dedinhos consiga fazer mais campanhas premiadas e que o ano dela seja um show da Madonna intenso e que no seu carnaval ela consiga sua fantasia de fadinha.
Desejo que a Anna, faça cada vez mais o que ama, e que nos encante com sua visão tão certa e madura da vida.
Desejo que a Isabela vá para Cannes, ser premiada.
Desejo que D. Ramirez, crie mais e mais tiritas para me alegrar.
Desejo que a Ana encontre a cicatrização definitiva para o coração e que Nina aprenda sozinha a montar a árvore de Natal.
Desejo que o Gabriel continue sendo meu anjo amigo.
Desejo que a Dea, reveja seus cães e volte a morar com eles onde quer que seja.
Desejo que a Paulete se torne a maior palhaça, assim tire meu medo clássico de nariz vermelho e que continue com seu jeito Amelie Poulain de ver a vida.
Desejo que a urbANNA, nos conte mais sobre o Guilherme e o que é ser mãe de primeira viagem.
Desejo que a Dani não se canse mais, que continue procurando e unindo esta linda família que a Isa faz parte com seus casos de mulher e mãe.
Desejo que a Denise continue fashion, fina e me entretendo com os papos de calcinha.
Desejo que a MH seja a noiva mais linda de 2009 (depois da tia Alice) e que a MC volte para a Holanda se assim a fizer feliz.
Desejo que a mulher solteira pare de queimar seu vestido de noiva e que a sua mãe sereia continue a nadar por aí.
Desejo que a Lilian não me conte seus segredos, gosto de lê-los.
Desejo que que a Carol crie seu blog, e que os novos leitores que apareceram por aqui (Drika, Virgínia, Renne, Brau, Jaque, Ma, Fred…) continuem me fazendo feliz em lê-los, conhecê-los, continuem me emocionando e me divertindo.
Desejo para mim, só isso, sem promessas, sem expectativas, sem planos. Desejo apenas que todos continuem fazendo parte da minha vida.
Feliz 2009.

O blog entra de férias até 19 de janeiro. Bom verão para todos.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Pela janela

A janela da sala dava para um prédio de quitinetes, em cada janela uma família, uma vida, uma história, algumas delas, durante as férias eu acompanhava, via a nova namorada entrando, depois nas férias seguintes, via a mulher grávida, na outra o bebê já nascido. Minha tia Helena me mantinha atualizada das vidas que víamos juntas pela janela da sala. Lembrava da idosa que sentia muito calor e andava sem roupa, mesmo no inverno. Do surfista que nunca mais havia visto o filho depois de uma briga, do senhor que ficava na janela das 8 às 10, o ex-ator que vivia com a mãe de braço dado...
O Rio me faz querer lembrar destas vidas que eu via pela janela da sala, do outro lado da rua. Em uma Copacabana calorenta. Que saudades da minha tia Helena para me contar o que eu perdi destas vidas que acompanhávamos batendo papo na janela para nos refrescar em mais um verão.
A noite de Natal passou, à meia noite não falamos "Feliz Natal", cantamos parabéns cortamos o bolo para o aniversário de Jesus. O que os outros diriam se olhassem para a nossa janela? Lembrariam que a casa antes era cheia, e todos gritavam e se abraçavam, felizes.
Mas foi um Natal feliz. De verdade feliz. Mesmo olhando de dentro da janela.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Último passeio

Hoje viemos para o Rio. Rio que sempre foi motivo de alegria. Rio que sempre trouxe memórias de uma infância feliz. Mas por aqui, pelo Rio, tudo mudou. A cidade parece uma cidade fantasma. Todos os importantes personagens da minha infância, não estão mais aqui.
Neste Natal, trouxemos pela última vez meu pai. Trouxemos o restinho de suas cinzas para o último passeio em família. Para o nosso último dia de praia. Na Barra.
São Pedro, traga o sol. Tudo fica mais lindo com sol. A gente vai lembrar de levar todo o carinho e todas as lembranças para nosso último dia. Na praia. Com meu pai.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

34... (psiu)

Quando comecei a ver que estava passando dos trinta, me perguntei: e agora, Mané? Como será a sua vida? Deixarei de ser jovem? Pararei de errar? Terei que acertar tudo? Terei um filho? Um emprego melhor? Ganharei mais? Serei mais calma? Mais correta? Aceitarei os fatos? Não julgarei? Usarei salto alto sem reclamar? Pintarei minhas unhas? Vou fazer pilates?
Não. Não. Não e não. Percebi que não preciso fazer nada. O nada vem até você e te diz: Ei, boneca, agora é isso aí, sua trintona... Tem que ser feliz! E criar hoje o seu amanhã. Só isso. O resto, os outros detalhes, a vida se encarrega.
A vida se encarrega das rugas se amenizarem, dos cabelos deixarem de embranquecer, desde que tudo que você conquistou lhe baste. Mas nunca nos bastaremos, nunca estamos satisfeitos e felizes com tudo na vida. Somos os eternos insatisfeitos por natureza. Eu sou.
Fazer 34 é dizer: Ei menina, hora de ir à luta, sair deste emprego, deixar de brincar de pop star, virar adulta, largar seus All Stars, tirar seus laçarotes de cetim do cabelo. Nem toda mini saia lhe cai bem... Acorda!
Mas não quero acordar, não me sinto acordada, me sinto à deriva de uma vida que futuramente existirá. Mas quando? Se não arregaçar as mangas agora, vou fazer quando? Quando? Hein?
Aí eu vou piscar os olhos e dizer: Ei, eu, fiz 60 e ainda não vivi tudo o que planejei, ainda não sofri tudo que imaginei, não gargalhei por todas as piadas que ouvirei, ainda não me preparei de verdade para o futuro. E serei uma sessentona que acha que tem 30?
34... 34... é agora ou depois? Vamos viver? Vamos virar gente grande? Vou parar de questionar, aceitar, não adiar?
Mas dá para ser depois? Dá para ser no ano que vem? Comprei uma mini saia tão bonitinha com o lacinho de cetim combinando.
Feliz 34 pra mim, que venha com mais coerência... Que venha mais. Muito mais. Só que pode vir com menos rugas?

A Diva

Give it 2 me!!! Ainda faltam mais dois dias de show, e posso dizer que não vou me cansar de ver aquela Diva no palco. Incrível.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Plano B

Todo mundo que conheço está achando um plano B para a vida. Umas engravidam e fazem disso seu plano B, outras acham uma segunda profissão, algumas passam a fazer bombons ou ovos de páscoa. Eu queria achar meu plano B. E queria que este meu plano B fosse mais legal que o plano A.
Pensei em:
a. Fazer artesanatos com a minha cara e que só eu usaria, como por exemplo um colar com um gato de bigodes rosa.
b. Virar passeadora de cahorros. Este é o melhor dos planos, pois ficaria magra e me divertiria o dia todo.
c. Outra coisa que sou boa é em dar conselhos, adoro saber da vida alheia e dar conselhos, seria incrível. Mas isso não daria nem um centavo a mais na minha conta.
d. Gosto de escrever bobeiras, podia me empenhar e escrever aqueles contos para aquelas resvistas Bianca ou Sabrina, ainda existe isso? Adoraria escrever: Arnaldo tirou sua vestidura e com o seu pulsar sob a pele suada com gotículas de paixão, viu sua jocosa e amada latejando… talvez eu até pudesse usar a palavra vestidura ou cabeça de burro ou jocosa alguma uma história.
e. Aceito sugestões. Pois 2009, alguma coisa tem que acontecer.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O amor dos tempos de hoje

Quanto tempo temos para nos apaixonar?
Trabalhamos 10
Dormimos 8
Fazemos compras, mercado, varrer a casa 2
Vemos novela 1
Ficamos no trânsito 2
Tomamos banho, secamos o cabelo 1
Corremos na esteira 1
Passeamos com o cachorro, escrevemos em blogs, sem contar responder email, orkut, twitter, myspace 2
Total de 27 horas, opa, me atrasei em alguma coisa o dia tem 24.
Que tempo encontramos nos dias de hoje para nos dedicarmos ao amor, nos dedicarmos aos amigos, aos pensamentos e as plantas?
Hoje vivemos não mais os amores à primeira vista e sim os amores à última vista, vemos e não nos aproximamos mais do outro, não ouvimos, só falamos, nosso mundo nos basta, nos prende, nos rodeia ou nos sufoca. Vivemos no mundo do umbigo, rodeado pelos poucos diálogos, muita pressa, poucas frases e sem muito conteúdo.
Não temos tempo para o interior, superior, alternativo, involuntário.
Não temos tempo para crises de loucura, de choro e de gargalhadas.
Nada que ocupe tempo do tempo tão importante e tão disputado em uma agenda cada vez mais insana com compromissos omissos da emoção.
A razão, não se apaixona, a razão nos cega, nos endurece e emburrece.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Mulherzinha

Sou mulherzinha, com muitas crises, muitas TPMs, muitos humores no mesmo dia.
Sou mulherzinha quando me chateio, faço manha e sou geniosa.
Sou muito mulherzinha quando converso com as pessoas, compro lembrancinhas para os vizinhos, e flores para os doentes.
Sou mulherzinha quando compro lacinhos para os meus cães, costuro colerinhas para eles e preparo a ração deles sempre com surpresinhas.
Sou mulherzinha demais da conta quando choro vendo novela, ou o programa do Gugu, mas sou muito mais mulherzinha, muito mesmo, quando choro vendo o CQC.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Já é Natal

Sabe qual a parte mais legal do pré-natal? O cheiro.
Acho que durante o pré-natal, a vida muda de cheiro, fica tudo com cheiro de lugar feliz, casa enfeitada, pessoas felizes, encontros, re-encontros, presentes.
Fica com cheiro de quase verão, quase férias, quase marquinhas de biquini, ardidinho de sol, cheirinho de filtro solar com hidratante.
Fica no ar o clima de quase meu aniversário chegando e com ele os quase 34.
Sinto cheiro de novas promessas sendo formuladas, novos desejos sendo concluidos, novas conclusões para serem tomadas.
O pré-natal tem o cheiro de algo que vai acontecer, algo que vai me comover, algo que vai vingar.
Montando a árvore, sinto o cheiro de passado, meu papai noel que tenho desde que nasci ainda toca a mesma música, não vou mentir que neste pré-natal tenho chorado mais que o normal, afinal, falta um cheiro. Um cheirinho de alegria, que só com outros pré-natais ele pode voltar.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Plunct plact zum

Sou uma rotuladora maluca.
Rotulo pessoas: magra, baixa, alta, gorda, feia, bonita, simpática, chata, rabugenta, velha, nova, feliz, triste, simpática, louca, falsa, mimada, hiperbólica, meiga.
Rotulo amores: gostoso, difícil, leve, pesado, passageiro, duradouro, compulsivo, superficial, carente, acomodado, inusitado.
Rotulo sentimentos: sincero, falso, bom, mau, amor, ódio, raiva, paixão, vale a pena, não vale a pena.
Mas o que eu mais queria era parar de me rotular: amalucada responsável, chata controlada, imatura madura, fala do amor que não teve coragem de viver, se faz de livre e se agarra ao passado, baixa assumida, falsa magra, enrrolada lisa, veterinária, arquiteta e escritora frustada, levemente densa.
Queria que as pessoas viessem com seus próprios rótulos, com a composição, reações adversas que podem causar e principalmente o prazo de validade, assim eu saberia se aquela determinada pessoa eu preciso consumir em 1 dia, 1 mês, 1 ano, 1 década ou 1 vida.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Calopsita fêmea pelagem 6.0 L’oreal

A noite o tédio é um problema. Você sai do banho e não enxerga nada, pois a franja está grande, mas você espertamente lembra que um dia você comprou uma tesoura especial de cortar franja, óbvio que ela não veio com manual, nem com o cabeleireiro, mas é um detalhe, o que interessa é que seus problemas acabaram, você mesma vai cortar a sua própria franja. Simples assim.
Faz tudo que acha razoável fazer, se ajoelha em frente a privada para não sujar o banheiro e mesmo sem olhar no espelho, mira, corta e tcharan…
Se olha no espelho com vontade de cair uma lágrima. Segura o choro. Não há conserto. A tesoura especial de cortar franja, corta mesmo, sem dó, sem piedade.
Você percebe que devia ter cortado menos uns 5 cm. Mas o que resta é secar, puxar e dormir de gorro para ver se ela estica, porém está calor, você resolve não olhar para o espelho e pensar no problema só amanhã. (afinal, amanhã é um outro dia… Scarlet O’Hara)
Você acorda feliz, se espreguiça e lembra do dia anterior, da ira da tesoura especial e corre para o banheiro, ops, está sem luz, está faltando luz em casa, percebe apenas a sombra da sua cabeleira arrepiada, passa a mão, tenta abaixá-la e nada, penteia e nada, coloca o gorro, e nada, ela está ainda assim, assim, arrepiada. E você precisa descer 7 andares de escada, subir de novo, depois descer de novo, com este esforço a franja vai abaixar, ah! Vai.
Passa pelo porteiro engraçadinho:
- Bom Dia Daniel.
- Dom dia Dona Renata. Sem elevador, né? A senhora já olhou o seu cabelo?

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Frases inimagináveis

Ter cachorros nos obrigam a dizer coisas que me fazem imaginar em que outra circunstância eu usaria esta frase:
- PTK, não, não fique feliz, você está abanando o rabo na minha cara.
- Fuka, não, minha chave na privada, nãoooooooo.
- Zé, não come seu vômito seu nojento! Não, não nem vem me dar beijo agora, sai daqui… Socorro!
E ainda sou feliz com eles, pode?

Pega ladrão

Se alguém grita “pega ladrão” é para quem está na rua correr atrás de quem já estava correndo? É que nem a brincadeira polícia e ladrão? E se a pessoa passar do nosso lado fazendo cooper? Devo correr atrás dele?
Gritar “pega ladrão” faz com que os outros brinquem de estátua? Não fui eu quem sou o ladrão então “Estátua”. Como funciona mesmo?