quarta-feira, 19 de março de 2008

O verdadeiro Big Fish


Meu pai sempre disse que quando chegasse aos 70 anos viraria terrorista. Pois é, chegou o dia… Terrorista não, mas acho que ele vai virar uma espécie de 007 com Magaiver mesclada com Tio Barnabé.
Sempre dizemos que existem três pessoas no mundo que sabem de tudo, a primeira é o Jô, a segunda o Ronnie Von e o terceiro, é meu pai. O que você perguntar ele sabe, o que você contar ele já viveu, o que você imaginar, ele já imaginou.
Dono de uma criatividade ímpar, tomou seu primeiro porre colocando cachaça com uma seringa nas mangas e as chupava “batizadas”, aprendeu a nadar com seu cavalo aos 6 anos de idade. Teve três mães, mas se diz filho de chocadeira, “se criou sozinho no mundo”. Uma de suas mães queria que ele concorresse ao homem mais bonito do Rio de Janeiro, mas como ele mesmo diz: “Homem que é homem não come mel, come abelha”. Não concorreu. Era um sósia do Omar Sharif com seus traços árabes, neto de libanesa, aprendeu a fumar com sua avó. Com ela, aprendeu também a ler a borra do café. Sempre que tomamos um café turco ele ainda insiste na leitura.
Teve uma época que se comunicava com seres de outros planetas e em outra, tentava pescar. Já leu cartas (tarô) para os amigos, mas a última moda foi construir uma fonte de água com pedras e uma casa de passarinho de vidro, nenhuma delas deu muito certo.
Teve duas filhas, mas queria ter o seu filho homem, macho, árabe, por isso nos dava de presente escavadeiras, empilhadeiras, tratores de brinquedo; nos ensinava a fazer rádio AM e me deu minha primeira e única vara de pescar.
Famoso contador de histórias sempre cativou a todos com suas histórias de personagens que jamais conhecemos, eternas histórias do tempo de faculdade em Ouro Preto, onde roubava galinhas criando um caminho de migalhas de pão até a sua República (República Purgatório, fundada por ele nos anos 60). Histórias do Pinduca, da Miss Paraíba, da Florinda Bolkan, histórias de seu pai com seu cavalo adestrado… Personagens que com os anos foram se tornando nossos amigos imaginários, se todos eles existiram, não sei ainda.
Por isso ele é o Big Fish ou Macarrão, o figurão, como alguns amigos o chamavam, uma figura impossível de ser esquecida ou de passar despercebida, com uma capacidade imensa de fazer amigos e seguidores, cativa a todos pelo seu dom de contar histórias e de encantar com suas fantasias baseadas em fatos reais.
Ainda sonha em criar caranguejeiras adestradas e em ter seu barco e viver velejando.
Outro dia, estávamos almoçando e pensamos em qual seria a música tema de nossas vidas, sem pensar muito ele encontrou a sua trilha sonora:
- A minha eu já sei, é aquela “Ele é o bom, é o bom, é o bom…” Modéstia bem à parte (dele)… Parabéns pai, pelos 70 anos de vida e que novos sonhos venham. Se quiser ser terrorista mesmo, sinta-se à vontade para tal. Como o nosso eterno homem bomba, você merece fazer dos próximos anos o que quiser, mas repense sobre as caranguejeiras...

PS. Big Fish é um filme com direção de Tim Burton, a história do filme é centrada num homem chamado Edward Bloom (Finney), cuja história é contada a partir do ponto de vista de seu filho, William (Crudup). O garoto pouco sabe sobre a verdadeira vida de seu pai, mas, usando a imaginação, ele começa a montar o quebra-cabeças preenchendo os vazios entre fatos reais e histórias fantásticas de proporções épicas que foram contadas para ele.

22 comentários:

UrbAnna disse...

Parabéns para o papai!
Que ele tenha muitos anos pela frente para ser O BOM!
Beijo

Cláudia disse...

Pronto,agora mesmo que ele vai se achar, com um post lindo desses em homenagem ao aniversário dele.
Engraçadíssimo o seu pai, acho que se juntar com o meu, farão amizade os dois.
beijo e felicidades para ele

Flávia D. disse...

Parabéns para o teu pai!! Gostei da idéia das caranguejeiras...hehehe...
bom feriado pra vocês!!
bj

Unknown disse...

Parabéns pro seu pai sweety!!!!

Eu o conheci na época que ele tinha um fusca preto como mouse...e realmente este senhor da foto, é um figuraça! Pensa: ele produziu filhas como vc, pequena. Que cá pra nós, é a "senhora figurinha", hahaha
Bjos boa páscoa, como mto mto chocolate como sempre fazíamos, tá?
bjinhos da Kel Vanel

Renatinha disse...

Anna,
Obrigada... beijo

Clau,
Vamos apresentá-los?
obrigada
beijos

Flavia,
Se quiser, mando as caranguejeiras para vc.... beijo e boa páscoa.

Kel,
rsrsrsr obrigada, men me lembrava do mouse de fusquinha...
beijos e boa páscoa
bjs
Re

Dedinhos Nervosos disse...

Gente! Seu pai é TUDO!!!
hahahah
Adoro quando todas as minhas tias-avós estão reunidas contando histórias da família. Também tenho personagens incríveis aqui. É bom fazer parte de uma turma assim, né? Quase cinematográfica. Bjo no seu pai. :o)

Mulher Solteira disse...

Rê,
mais uma prova de que todos os bons personagens são inspirados em notáveis pessoas de carne e osso, não?
Além de ser fã do seu blog, agora também virei fã do seu papai.
Beijoca!

Renatinha disse...

Dedinhos,
É bom ter pessoas assim por perto, fazem a vida ser menos dura, né?
beijos

Cris,
Obrigada pelo carinho...
bjs
Re

Anônimo disse...

Adorei seu post, Rê! hehe...que fofo seu pai!!!
Beijão

Anônimo disse...

Adorei seu post, Rê! hehe...que fofo seu pai!!!
Beijão

Ana disse...

Lindo texto Re!
Parabens pro seu pai e pra vc.

PS: nome e profissão de terrorista ele já tem né? ;)

Beijo

Renatinha disse...

Vivi,
Obrigada!
bjs

Ana,
Obrigada!
Pois é, nome, profissão de terrorista ele já tem....só falta se concretizar, rsrsrs.
bjs
Re

Anônimo disse...

Parabens para o Tio!
Re, não se esqueça de qdo ele garimpou ouro num corrego ao lado da Republica Purgatório, e ainda ganhou um bom dinheiro com o ouro encontrado.

Renatinha disse...

Pinho,
Esta história para mim é nova... rsrsrsr ou ele esqueceu de repeti-la 30x para virar real....
obrigada
beijos
Re

Paula Nigro disse...

Parabéns para o seu pai!
Que figura, ele. Daria tudo para conhecê-lo. Acho que daria muitas risadas.
Um beijo,
Paula.

MH disse...

Não conheço seu pai, mas ja virei fna dele. Ele é o pai que todo mundo sonha. É um pai de filme, um pai cientista maluco, um pai que encolhe as criancas.
Demais mesmo. Parabens para ele. Não pelos 70 anos...mas pelo modo como viveu esses 70 anos.
E quer saber, se ele é um terrorista, a bomba dele é de pura criatividade.
E viva os caranguejos amestrados.

Renatinha disse...

MH,
Obrigada, garanto que ele ia adorar te conhecer tb....
beijos
Re

Anônimo disse...

Oi Rê, meu nome é Bianca, sou de Campo Grande - MS, achei seu blog através do blog de um amigo, o Ibiapaba... comecei a ler, a ler, a ler.. menina do céu, seus posts são ótimos, até mesmo os de uma frase só! rs acabei chorando de tanto rir, estarei sempre por aqui! parabéns pro seu papai! grande beijo!

Renatinha disse...

Bianca,
Que bom que vc gosta do meu blog, eu faço ele para isso, divertir as pessoas de uma forma leve.
Volte sempre... e obrigada pelo carinho.
beijos
Re
PS. conheço bem o Ibiapaba, quem não conhece? rsrsrsr beijos

Luna disse...

Lindo o seu texto! Parabéns pro seu pai e que ele continue com toda essa criatividade! Adoro gente assim, com múltiplos interesses...

Renatinha disse...

Luna,
Obrigada
bjs Re

Viviane disse...

HAHAHAHAHAHAHA
Só nesse breve histórico já deu pra sacar que seu pai é o mais figura de todos.