quinta-feira, 29 de abril de 2010

Menina do Rio*

Sabe quando a gente sonha com uma coisa por muito tempo e parece que se esta coisa acontecer vai até ficar sem graça, de tanto que você sonhou?
Eu tinha um sonho, sonho simples, fácil de se realizar: ser surfista.
Ah! Como invejava aquelas loirinhas saradas com aquelas roupinhas justas pegando onda. Invejava mesmo. Nada desta história de inveja branca, era inveja clássica. Elas eram rodeadas por surfistas lindos, morenos da cor do pecado que enfrentavam aquelas ondas imensas apenas com uma prancha. Um "Q" de herói, sabe?
Pois em plena quinta-feira, desta minha vida muito agitada que levo na cidade pequena, acordei cedo, fui me encontrar com marido e amigo de marido e fomos surfar.
Contratamos uma mocinha que tinha um corpo completamente perfeito, loira, óbvio, e lá fomos nós, enfrentar as "gigantes" ondas de Porto. Tá, nem tão gigantes assim.
Primeiro a aula começa na areia, fica em posição deitada, dobra a perna, faz força no braço e se joga em movimentos completamente impossíveis até que os dois pés que estavam lá atrás subam até a prancha. Simples, né? Com a surfista professora fazendo parecia ser muito simples, fácil demais.
Porém, na realidade durante 45 minutos eu bebi mais água salgada que o Bob Esponja, tive mais areia no meu biquini que criança que fica fazendo castelinho de areia na beira do mar, meu cabelo, ah! meu cabelo, após 4 lavagens acho que sairá a areia. Mas quando eu estava quase desistindo e me conformando que aquele ideal de vida "Menina do Rio" não era para mim, eis que aparece a onda perfeita (tá bom, era mais uma marolinha que uma onda propriamente dita), consegui fazer tudo aquilo que estava no script, força no braço, empina a bunda se segura pelo dedão do pé direito, passa a perna esquerda, joga o corpo, alinha os pés e 4 segundos depois estava eu caida no chão com a alegria de ter ficado 4 segundos inteirinhos em pé em cima da prancha. Depois foi só remar, ir de novo, mais 4 segundos, e de novo, e de novo, quando peguei a prática, jurei que iria tatuar um dragão no braço, estava radiante, areia não mais me incomodava, os roxos na perna, na bunda, no joelho, na nuca, no cotovelo, tudo parecia coisa do passado, eu consegui em 1 hora de surf ficar uns 30 segundos no total em cima da prancha. Ah! que 30 segundos mágicos, até que...
... a prancha do meu marido bateu na cabeça dele abrindo um rombo e o final desta manhã perfeita de surf terminou com a viatura dos salva vidas nos levando para o posto médico. Cabeça raspada e 2 pontos depois, é hora do Dorflex senão é bem capaz de eu não andar por exatos 35 dias ou mais.

* Título sugerido pela Claudia através do Facebook.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Política, futebol e samba

Política: ando bem cansada de política, Lula, Dilma, hidrielétrica desmatando, mudando o curso de um rio, matando mais florestas, isto parece uma coisa tão anos 70 para mim, que prefiro pensar que este ano é ano apenas de Copa e não de eleição.
Futebol: eu devia ser técnica da seleção, tenho dicas incríveis a respeito disso. Dunga, me ouça: pega o time do Santos, e na reserva leva aqueles meninos que jogam em Milão, Roma, Turquia... Leva Kaká pois ele é bonitinho, o Pato eu não gosto não, leva o Ronaldinho pois ele é temido por alguns e quem sabe ele no banco de reservas aprenda algo. Escala o time do Santos e quero ver alguém perder a Copa. Quero ver, duvido!
Samba: ah! Era só para o título ficar bacana, não entendo nada de samba, nem de política e muito menos de futebol, mas isso não vem ao caso.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Adotar é tudo de bom

Como sabem... sou fã de cachorro, amo meus filhos peludos, 2 destes meus filhos vieram das ruas e hoje, me orgulho em ver como pude fazer a diferença na vida de Zézinho e da PTK que sem mim, estariam na rua, sem cuidados, provavelmente mortos, atropelados... ou outras infinitas maldades que acontecem por aí. Por isso este post é para divulgar este site que a Ana (todos conhcem ela do Vanila Coke) está fazendo. Se eu pudesse adotava todos. Divulguem.
http://www.adocaopet.blogspot.com/
Parabéns Ana.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A novela imita a vida

Dizem que a novela imita a vida e é por isso que gostamos tanto de ver novela, pois nos identificamos com os personagens, torcemos pelo final feliz da mocinha, para o vilão ser preso e todo blá, blá, blá...
Aí, ontem estava vendo novela e pensei, que personagem eu posso me identificar para torcer, sofrer, chorar, vibrar? Nenhum, óbvio.
Uma menina no auge da carreira, uma chata, mimada e cheia de vontade, sofre um acidente, fica tetraplégica, e vira um amor de pessoa, sem revolta nenhuma com a vida e ainda arranja um grande amor que a ama assim de cara, sem pesar os prós nem os contras. Quem já viu isso na vida real?
Uma outra top model, casa com um velho rico e ninguém questionou se casou por amor ou dinheiro, aí ela larga a carreira dela por 4 longos meses, arranja um bonitão alto, loiro, lindo, e assina um contrato pela sua volta às passarelas. Quem estava com saudades de ver a Helena desfilando? Ficou só 4 meses fora, não dá nem para chamar isso de retorno. E ainda a Top model chata da Helena tem a faca e o queijo na mão para se vingar do marido velho traidor... Estou namorando seu filho, seu velho nanico e fazem disso um dramalhão sem proporção.
Vamos mudar de núcleo e ver se de outro lado acho algum personagem com cara de real.
A Giovana Chata Antonelli, por exemplo, mãe da criança mais chata de Buzios, engravida, diz que o pai é o argentino, mas tem certeza que o filho é do velho nanico, o argentino é um amor com ela, dá casa, comida, cuida da filha só que eles não tem nada e ele tudo bem, acha normal. E ela grávida e sendo acolhida ainda inventa de querer que o filho seja do velho nanico? Esquece isso, fica logo com o argentino sua chata.
Sem contar que na vida real eu nunca vi um Rodrigo Delícia Hilbert namorar uma Bárbara cara de tacho Paz. Na boa? Alguém já viu isso? E ainda na falta de mulheres bonitas na Globo, colocam a Bárbara cara de tacho Paz para ser Top Model. Qual a altura mínima exigida para ser Top Model no Brasil? 1,50m?
Continuando a minha busca incansável para me identificar com a novela...
Aquele gêmeo arquiteto, é um chato de galocha 7 léguas amarela e tem 4 pretendentes? É falta de homem, só pode ser. O que faz a novela parecer um pouco mais real neste quesito, pois 3 moçoilas irão chupar dedo, e ele vai escolher quem? Óbvio que a médica mãe do menino erudito que precisa ter um final feliz já que ela é boazinha, loirinha e linda.
Buscando mais personagens para parecer a minha vida menos real, já que ali na novela a vida é real, vamos falar de Tereza. Casada 30 anos com o velho nanico, aguentava todas as traições e ainda é toda boba por ele, aí aparece um amor do passado, que ficou 30 anos esperando por ela, o cara é um francês, enólogo (sendo que isso é quase sinônimo de gente chata, mas isto é assunto para outro post), que de cara quer levá-la para a França em lua de mel. Opa, que parte eu perdi? Alguém aí, se separou e de repente apareceu um francês querendo te levar para Paris? Após 2 encontros? Han, han... Bem real.
Indo para o núcleo favela com cenas gravadas em 16 mm. Querem apostar quanto que o cara que levou um tiro vai virar bonzinho? Por amor ao seu filho? Gente!!! Cai na real. Na vida real o traficante da favela largaria a chata da mulher, arrumaria outra e continuaria na vida bandida, óbvio.
Para terminar queria deixar aqui minha indignação: ninguém toma café da manhã com blusa de seda e pantalona. Um pijaminha básico de algodão às vezes dá um clima de vida real, pelo menos para mim.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vida nova

Minha vida nova tem cheiro de mar, tem gosto de manga, tem ronrronar pela manhã, tem dama da noite na lua cheia, mosquitos às 3 da tarde, cachorros num eterno abanar de rabos.
Minha vida nova me mostra a cada dia que podemos recomeçar, reconciliar, reprogramar, rediagramar, redirecionar, revigorar, repaginar a nossa excência para o lado que quisermos, pois a vida não tem um rumo certo, mas sim vários caminhos incertos.
Minha vida nova me fez entender o sentido do "nada é para sempre", acompanhado de um "te amo hoje", só por hoje. Prometo não dar espaço para a tristeza, somente hoje prometo não beber algo que possa envenenar minha alegria por viver, somente hoje eu prometo olhar a lua nascendo, ao sol se pondo, à maré baixando. Somente hoje me orgulho da minha nova vida e prometo me orgulhar dela amanhã, pois a cada dia vejo que é simples, tudo é simples, a gente que complica.
Minha vida nova é plena, é cheia das 24 horas que nos deram para viver em um dia de cada vez e consequentemente, uma vida de cada vez, não vou viver outra vida senão a minha, quero viver a vida que eu escolhi para mim, não a de mais ninguém.
Minha vida nova não tem "diz que me diz", não tem certezas absolutas, nem definitivas, não tem sapatos fechados, nem blazers abertos. Não tem medos que valham a pena, nem ideologias sem fundamentos.
Na vida nova que eu vivo sinto falta de amigos, de trocas, de escrever mais e de debates caloros sobre aquele filme francês que era chato para dedeu.
Na vida nova que eu vivo, eu vivo e não sobrevivo cheia de mágoas, peso, rompantes e medos.
Na minha vida velha aprendi que ser sozinha é bom e na minha nova vida percebi que acompanhada é melhor ainda.*

* Este post para a minha nova vida com meus 10 amores.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Êêê São Francisco...

Lembram que eu contei a história da Melzinha que teve cria sozinha, largada no mundo, com a sua superioridade felina? Pois bem, ela arregou, pediu ajuda, implorou clemência e certa noite quando abro a porta do meu quarto, eis o que eu encontro...




... 5 filhotes lindos. E agora São Francisco? Está rindo da minha cara? Está me testando? Está zombando de mim? É? Saiba que não teve graça nenhuma...