quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Varanda Gourmet

Vocês já repararam que agora todos os lançamentos imobiliários do momento tem "varanda gourmet"? Quem inventou isso? E como funciona?
Como sou pobre e não sei cozinhar, imagino a cena assim:
- Mãe, faz um miojo? - grita o menininho.
E a mãe feliz por finalmente ter uma chance para utilizar o cantinho mais cobiçado do apartamento, vai para o quarto, se arruma, passa batom, afinal os prédios tem vista para as outras varandas, corre para a cozinha, pega o miojo, com todo glamour, vai até a "varanda gourmet", cozinha o miojo por 3 minutos, fazendo pose, de avental e tudo, volta para a cozinha, pega a louça chinesa (herança de família), volta para o miojo e serve o alimento feito com amor.
Como disse o Pinho em seu blog: Se eu colocar o George Foreman Grill na sacada, ela vira " varanda gourmet"?
Aliás normalmente, os apartamentos que tem esta varanda, os quartos são tão pequenos, que as pessoas poderiam morar nela, fazer um puxadinho para caber o forno de pizza ao lado da cama ou da TV de plasma de 97'' (tv que na minha casa eu nem teria o recuo necessário para ler as legendas).
E quando você acha que estes empreendimentos imobiliários estão sem novidade, aparece a nova coqueluche do momento que é a "garage band". Sabe aquele cantinho para a garotada tocar guitarra, criar uma banda no sonho de ser um astro do rock, incomodar os vizinhos e tals? Acabou, é, o sonho acabou, pois a "garage band" vem com hora marcada e à prova de som, sua banda amadora toca lá num cantinho que de garagem, só tem o nome.
Vendo tudo isso me faz refletir sobre o mundo que estamos, necessidades que criamos e nos prendemos nelas mesmas. Viramos escravos de necessidades desnecessárias.

28 comentários:

Anônimo disse...

É Rê, bons tempos em que vc escolhia o ap pelo numero de dorms.
Mas, juro, não consigo entender essa coisa de varanda gourmet. Qdo foi que ficou tão importante assim comer na sacada?

Cláudia disse...

A varanda gourmet é integrada ao Home Teather, que por sua vez tem ligação com o Home Office, mais a Suite Master e a American Kitchen...

Renatinha disse...

Pinho,
É verdade, o mundo está ficando complicado... demais da conta...rs
beijo

Claudia,
Agora vi que tem um "techno lounge" aí que vai ser o novo bum do mercado....rs
beijos
Re

Anônimo disse...

Nossa! Pobre sou eu que nem sabia da existência dessa tal de varanda gourmet! Muito prazer, meu nome é Paulinha!
Putz, mas a gente tava falando hoje mesmo de como o povo inventa as coisas pra atiçar ainda mais essa necessidade do ter, né? A conversa surgiu de uma propaganda da Brastemp de umas geladeiras hiper coloridas e horrorosas. Mas, como disse minha amiga, basta colocarem em alguma novela´e na cozinha da Ana Maria Braga que daqui a pouco tá todo mundo renovando fogão, geladeira e afins! E do mesmo jeito se renovam os celulares, TVs, carros, roupas, e por aí vai...

IsABela araÚjo siLVA disse...

poxa re, eu realmente refleti sobre o assunto... minha mãe veio me visitar em brasília no início do mês e me deu de presente um microondas... eu não tinha e não fazia a menor falta, hoje, apenas um mês depois me dei conta que se tirarem o dito cujo de mim não sou ninguém... como pode isso?
acho que guardada as devidas proporções, é claro, todos nós temos em nossas vidas os luxinhos des-necessários... kkkk. eu hein!

Cláudia disse...

esqueci do children daycare...

Anônimo disse...

Eles invetam tanta coisa inútil... P/ vender mais rápido.
Nem tinha me dado conta dessa varando gourmet menina!
Fico me perguntando pra quê tantas piscinas, tem p/ criança, p/ adulto, c/ onda, c/ efeito isso, c/ efeito aquilo... Na verdade é um parque aquático dentro no condomínio...
Bjs

Kakaya disse...

Ah é assim?
Achei q varanda gourmet era lá na área comum do prédio, uma pra todo mundo...e essa garagem band aí nem nunca ouvi falar..rsrsrs!

Dedinhos Nervosos disse...

Menina, eu fiz um lançamento aqui que tinha esses 2 "negócio" e a na hora do brainstorm, foi uma confusão só, a gente morrendo de rir falando o que faríamos no tal Espaço Gourmet. Os meninos, que tem uma banda, falaram que esse negócio de Garage Band é péssimo. Afinal, alguém tem que ouvir os iniciantes, né? Pelo menos os vizinhos rs
Bjos!

Renatinha disse...

Paulinha,
Criam futilidades e colocam agora o nome de gadget, assim vira uma coisa mais cobiçada ainda...rs
beijo

Isabela,
Mas microondas é mara... ajuda muito...rs
beijo

Claudia,
Isso é babá à domicilio?
beijo

Carol,
na berdade é um condomínio dentro do parque aquático...rs
beijo

Karlinha,
Não... na área comum do prédio, se chama espaço gourmet...rs
beijo

Dedinhos,
Pois é, se não incomoda ninguém, que graça tem? rs
beijo
Re

Renata Silva disse...

Putamerda!
É cada uma... rs

Denise Egito disse...

Rê, sabe o que mais me irrita nessas coisas? É o uso da língua estrangeira, nesse caso, o inglês. Temos uma língua tão rica e bonita, por que os brasileiros mão a valorizam? Porque em inglês tudo fica mais chique e sofisticado. Brasileiro é subdesenvolvido até no espírito, pois precisa adotar a língua de outra nação em detrimento da sua. Uma pena.
beijos

Renatinha disse...

Lindarê,
beijo

Denise,
Verdade... Antigamente era francês que era chique, agora em inglês que é mara...rs
beijo
Re

Carolina disse...

Rê, no desespero eles inventam cada coisa!
Então, faremos uma aposta, qual vai ser a próxima invenção?
E puxando o gancho do coment da Denise: no passado era francês, no presente é o inglês e no futuro será mandarim, a moda da vez? Uia!

bjos bonita e bom finde!

Unknown disse...

Eu trocaria qualquer varanda gourmet por 50m2 a mais dentro de um apartamento novo!
Meu marido morou em um na Mooca que tinha 3 quartos (sendo um que só poderia ser um armário... nem para closet dava) e 1 mísero banheiro!
Ou seja, se mais de um na casa tivesse dor de barriga, tinha que usar o do térreo!
Cada absurdo, viu?

ANNA disse...

Aqui no Rio ainda não chegou essa novidade... Ainda se fala mais em brinquedoteca...
Agora, tenho um vizinho que acho que vou mandar ensaiar aí em Sampa numa garage band...

Renatinha disse...

Carolina,
Acho que a próxima invenção vai ser um guarda casacos de pele na garagem com ar refrigerado...rs
beijo

Virginia,
Meu ape por exemplo... 3 dorm e 1 banheiro... Ainda bem que moro sozinha e PTK e Ze não sabem usar a privada... senão... rs
beijo

Anna,
Manda seu vizinho sim... a garage band neste caso pode ser útil para seus ouvidos...
beijos
Re

Anônimo disse...

Estou procurando apto para alugar (alguém sabe de algum??) e sempre tenho a impressão de que vão me vender cotas de clube.

Gabriel disse...

Cara,
Vi um panfleto de um prédio a ser construído na helio Pelegrino com Inhambu, que a Varanda Gourme terá 60m2!!!!!!!!!
Um pouco mais é do tamanho do meu humilde apartamento em Valinhos...hahaha
Mas, vou te falar aqui tem MUITOSSSSSSS MAISSSS METROS Cúbicos de AMOR!!!!!!!!!!
bj

Luciana Felisbino disse...

hahahahahaahahahahahahahaa. Adorei!

Déa disse...

KKKKKK Menina, sabe que eu não tinha ainda parado para pensar nisto? E olhe que outro dia eu estava conversando com uns amigos e todos concordaram que fazem prédios, mas as reais necessidades não são oclocadas neles (pelos menos nos empreendimentos aqui de Salvador). Por exemplo, somente em um Le Parque (um grande empreendimento daqui) é qeu você conta com serviço de lavanderia, mas nem é self-service, como nos apartamentos dos EUA... É.. A gente ainda tem muito oq ue aprender.!
Beijos e parabéns pelo texto

Renatinha disse...

Ana Clara,
Eu falo mas moro num clube.... Tenho a minha cota, mas não é tão ruim....rsrsrs
beijos

Gabriel,
60m2 de varanda é até um pecado, né? São Pedro devia nunca mais deixar fazer frio....rsrsrs
beijo

Lu,
Obrigada...
beijos

Dea,
Obrigada....
beijos
Re

Otto disse...

Eu achava que era uma varanda para degustar maionese.
Mas pior é a LAN house, o espaço da mulher, o salão de jogos, a sala de ioga, o salão de beleza etc.
Tudo o que eu queria era um apartamento onde não precisasse ferir o joelho tentando passar entre a cama e a parede.

Anônimo disse...

Pessoal, não desprezem algumas invenções do mercado imobiliário. Algumas coisas podem ser desnecessárias, talvez até não serão usadas (assim como acontece com a tão "importante" piscina dos condomínios). Mas as varandas gourmet não vieram apenas para diminuir os espaços dos quartos ou a quantidade dos banheiros. A intensão, além de embelezar o ambiente, é trazer mais um espaço comum onde podemos juntar a família e amigos para um costume nacional "a comilança", churrasqueiras, fornos de pizza, e outras coisas que compõe esse costume, além de podermos de conviver com uns vasos de plantas à mais, rs. Outra importante função é oferecer aos moradores dos apartamentos uma impressão de liberdade, onde antes parecia-se viver em uma gaiola, agora temos a oportunidade de mesmo dentro de um pequeno apartamento, interagir com a cidade de uma forma diferente...
"Melhor as varandas gourmet do que aquelas varandas antigas de meio metro que não serviam para nada" (pelo menos é o que eu acho)

FAVP disse...

Re, estou adorando minha varanda gourmet !!! Acredito que grande parte dos comentários levaram em consideração apenas apartamentos de pequena metragem. Nos apartamentos maiores esses espaços são perfeitamente integrados aos demais ambiente. Adoro ficar neste espaço com meu marido curtindo a vista, que por sinal é linda!!! Obs) com relação ao banheiro estamos bem atendidos, e podemos ir ao meu tempo, são 5. rsrsrs

FAVP disse...

Re, estou adorando minha varanda gourmet !!! Acredito que grande parte dos comentários levaram em consideração apenas apartamentos de pequena metragem. Nos apartamentos maiores esses espaços são perfeitamente integrados aos demais ambiente. Adoro ficar neste espaço com meu marido curtindo a vista, que por sinal é linda!!! Obs) com relação ao banheiro estamos bem atendidos, e podemos ir ao mesmo tempo, são 5. Rsrsrs

Anônimo disse...

Concordo com os dois comentários anteriores. Não adianta ter raiva de inovações só porque não pode tê-las. Há lançamentos de apartamentos pequenos e grandes, basta saber escolher antes de comprar por empolgação. É um espaço a mais para estar com família e amigos de maneira mais privada, fugindo da área comum do prédio que nem sempre está disponível. Eu particularmente estou adorando a idéia e estou quase fechando negócio com um ap desses, já que gosto muito de receber amigos, fazer uns petiscos, bebericar. Acho a idéia genial e compra quem quer. Antigamente existia o tal playground que era um desperdício de espaço, um vão vazio, assim como as sacadas dos prédios. Hoje este espaço é muito mais aproveitado, é funcional. :)

Luiz Antonio disse...

Prá mim, varanda gourmet é coisa de pobre que virou classe média. Conforto mesmos, esses aptos não tem em nada, acabei de ver um aqui perto que os 3 quartos só cabem a cama. Mas a sacada...... Prefiro dar conforto prá minha família do que para os amigos.

Luiz Antonio